domingo, 3 de novembro de 2013

Atlântida

Voltando do hiato, novos posts estão saindo do forno!
São muitas as propostas alternativas para a existência de civilizações desenvolvidas no passado remoto da Terra. Dependendo do ponto de vista, seja esotérico, místico, religioso ou da chamada arqueologia não oficial, as datas variam bastante. Sendo assim, escreverei uma série sobre civilizações perdidas começando pela Atlântida.
Algumas versões para o surgimento da Atlântida afirmam que os Senhores da Chama de Vênus começaram a chegar à Terra 137 milhões de anos a.C., estabelecendo-se na Atlântida. Nessa versão, o auge da civilização teria ocorrido por volta de 1 milhão a.C. Outras versões trazem datas mais recentes; aproximadamente em 35.000 a.C. teriam sido construídas as primeiras pirâmides no continente desaparecido.
Há várias teorias para a explicação ou da existência ou do desaparecimento dessa civilização e uma delas é de Platão, que no livro "Atlântida" afirmou que esta cidade estaria além das colunas de Hércules (estreito de Gibraltar) próxima a uma região conhecida como Quadrilátero de Canais. 

Na Teoria do Antigo Continente, vemos que os atlantes foram somente uma civilização ancestral que recebeu diversos nomes em variadas culturas e teriam sido os responsáveis pela criação do alfabeto, das culturas agrícolas, da pecuária e do cavalo, além de supostamente ter se localizado na Indonésia e que os gregos, egípcios, hindus e tupis seriam seus descendentes.

Representações gráficas são comuns sobre este continente,
todas pertencentes ao imaginário humano

Certas teorias afirmam que pela alta quantidade de terremotos e vulcões, o continente teria passado por três destruições, fazendo o continente aos poucos se desfazer e afundar. A primeira destruição teria ocorrido por volta de 50.000 a. C. que afundou algumas do continente atlante, por causa dos vulcões e terremotos. Aproximadamente em 28.000 a. C. aconteceu a segunda destruição, motivada pela mudança do eixo da Terra, foi quando grande parte do continente afundou, restando algumas ilhas que conectavam o continente à América do Norte. Na terceira destruição foi onde floresceu a civilização citada por Platão que por fim foi extinta, em uma só noite.
As partes mais elevadas, supostamente correspondem hoje aos Açores, segundo Platão. Para o filósofo grego, o nome Atlântida diz sobre três civilizações distintas, já que cada uma das destruições fez os sobreviventes recomeçarem tudo do início. Por Volta de 12 ou 10.000 a.C., Atlântida teria "desaparecido".
Não podemos levar em conta tudo que Platão informou, já que pode ser uma fábula criada após suas viagens ao Egito e seu contato com sacerdotes de lá.

Alguns dizem que fica lá, outros cá, surgiu e terminou por motivos diferentes... As evidências que o continente atlante realmente existiu não são suficientes, desde antes de Cristo têm sido um longo debate e até os dias de hoje a civilização submersa levanta dúvidas e questões e quem sabe um dia não possam ser definitivamente respondidas?
Fica o link de um vídeo com o documentário feito pelo History Channel com participação da equipe do MysteryQuests sobre as evidências e as teorias que acercam sobre Atlântida, olhem! http://www.youtube.com/watch?v=HLeLpcf47s0

Nenhum comentário:

Postar um comentário