quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lemúria e Mu

O continente desaparecido da Lemúria segue uma mitologia muito parecida com a da Atlântida, com datas propostas diferentes. Também foi chamado de Mu, ainda que alguns pesquisadores entendam que se trata de continentes desaparecidos diferentes; a Lemúria ficava no Pacífico e Mu no Oceano Índico.
A ideia teve origem no século XIX pela teoria geológica do catastrofismo, com a crença de que o continente existiu na Pré-história, deixando de ser um mito para ser uma possibilidade real. Para uma melhor compreensão, explicarei brevemente o que é o catastrofismo.
Catastrofismo é uma teoria desenvolvida pelo naturalista Georges Cuvier, que explica os diversos eventos ocorridos antigamente na Terra através da análise de fosseis e estratos geológicos, na qual nosso planeta sofreu várias catástrofes ou revoluções, formando um ciclo repetitivo de extinção e repovoamento.
Voltando ao assunto sobre o continente Lemúria, é interessante ver a relação que tinha com a Atlântida. A raça que habitava o continente teria se espalhado pelo planeta, inclusive a América do Sul, tal como se atribui aos atlantes, além disso, teosóficos (para eles, Mu equivale à Lemúria) defendem que a raça humana havia passado por quatro estágios pré-evolutivos, se encontrando no quinto estágio. Para esses teosóficos, a quarta raça seria muito semelhante à quinta e teria habitado principalmente em Atlântida. A terceira raça habitou a Lemúria e era um pouco bizarra, teria esqueleto cartilaginoso, três olhos (sendo um na nuca, hoje atrofiado, tendo dado origem à glândula pituitária, atualmente conhecida como hipófise). A segunda raça teria sido semi-etérea e a primeira raça não seria tangível, sendo feita de éter, no sentido metafísico da palavra.

Estudo e comparação da língua
Naacal com a Maia e a Egípcia,
por Churchward
Teria sido um suposto paraíso e o continente poderia ter sido destruído devido a causas naturais sou a uma grande guerra, característica semelhante à descrição de Atlântida e de Mu, fazendo tais continentes serem considerados o Éden.
Não se tem muitas informações sobre o Mu, já que as lendas que os povos que habitavam a América do Sul contavam sobre este continente caíram no esquecimento com a chegada de Cristóvão Colombo, que dizimou a cultura desses povos. Descreviam como um continente rico em ouro, prata e cobre e sua raça como a originária do homem. 
Por ter servido na marinha britânica, o coronel James Churchward conheceu um sacerdote quando estava na Índia, chamado Rishi, que lhe mostrou tábuas escritas em uma língua não conhecida, chamada Naacal ou Muviano (seria a língua falada em Mu). Ao decifrá-las, James revelou a existência de Mu, sua localização e a causa de sua submersão (ação vulcânica).
Nesse vídeo, podemos ver um pouco mais sobre Lemúria, porém, percebemos a confusão que causa a semelhança ou igualdade de Lemúria e Mu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário