quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Suméria

Os historiadores datam o início da civilização considerada mais antiga da humanidade, da Suméria, por volta de 5.300 a. C., mas a datação alternativa cita a data de 450 mil a. C. como sendo o surgimento de Oannes, um dos akpalos enviados ao planeta para trazer o conhecimento ao povo da região, dando origem à civilização.
Sua localização geográfica era ao sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates; é evidente a inteligência dos sumérios quando suas tecnologias são abordadas. Primeiramente, é preciso destacar duas criações creditadas aos sumérios: a escrita cuneiforme (gravação com estilete sobre tábua de argila) e as cidades-estado, além da famosa e infinitamente útil roda. Criaram um sistema de medidas de capacidade, superfície e de pesos, desenvolveram a agricultura, cultivaram a cevada, o linho, a lentilha e o gergelim, do qual extraíam azeite. Empregaram a metalurgia do bronze e também foram os primeiros a dividir o dia em 24 horas, 60 minutos e 60 segundos; são atribuídas a eles, também, a divisão do ano em 12 meses e a divisão do círculo de 360 graus.
Duas esculturas sumérias
semelhantes a um astronauta
e um foguete/avião
Enfim, não há nenhuma dúvida sobre a existência dos sumérios como sobre as outras civilizações postadas antes. A história desse povo é grande, até porque realmente existiram por mais de 3 mil anos e foram dominados e derrotado em aproximadamente 1950 a. C. pelos amoritas e elamitas (originários da Pérsia). Enfatizarei a seguir sobre alguns mistérios.
Os sumérios eram adiantados para sua época, com o desenvolvimento da cerâmica e da estatuária de pedra e metal, deixaram-nos como fósseis, e entre eles, imagens de supostos aviões/foguetes e astronautas. Eram excelentes astrônomos, faziam cálculos avançadíssimos para a época, como a distância entre os planetas do Sistema Solar; eles descobriram a existência de, por exemplo, Plutão, que "redescobrimos" não há nem um século!
Em suas escrituras, foi descrito um planeta chamado Nibiru que ficava depois de Plutão e teria dado origem à "raça dos deuses". Isso explicaria a avançada tecnologia dos sumérios e até os próprios creditavam seus conhecimentos aos chamados Anunnaki; os sumérios teriam feito contato quando os Anunnaki viajaram para a Terra.
Enfim, dá para entender o quão importantes foram os sumérios, portanto, sobre o contato feito com os Anunnaki, deixo para conclusão própria. De um jeito bem informal, pensamos juntos: todo o conhecimento dos sumérios citados nesse texto e os que não foram citados como o saber da existência de Saturno, o cálculo da rotação da Lua em volta da Terra ter um erro de apenas 0,04s, o encontro de mais de 60 mil tabletes de argila com escritas cuneiformes sobre a origem da humanidade, todo conhecimento arquitetônico, astronômico, matemático, médico, hidráulico e mais uma pá de coisas que podemos encontrar a respeito deles, a pergunta que fica é: Como pode uma civilização ter todos estes conhecimentos sem a tecnologia e equipagem que temos hoje em dia?
Atualmente, ainda enfrentamos dificuldade para revelar cada vez mais sobre o universo, imagina em 1600, enquanto Galileu Galilei quase morria para defender suas descobertas, e imagina em 4.000 a. C. ?!
Pensem e se expressem!

3 comentários:

  1. Este tipo de reflexão é nociva para o pleno desenvolvimento do mundo como conhecemos e vivemos. O status dominante, principalmente sob o ponto de vista das religiões não permite, sequer imaginarmos vida extraterrestre.
    A ciência por sua vez considera esta teoria absurda, entretanto não nos oferece explicações plausíveis para estes enigmas.
    Não existe discussão acadêmica séria sobre este tema. Faço um paralelo com a "descoberta" do Brasil por Cabral. Há muito sabe-se que os portugueses sabiam da existência do continente americano e ainda hoje escutamos isto nas escolas.

    ResponderExcluir
  2. Este tipo de reflexão é nociva para o pleno desenvolvimento do mundo como conhecemos e vivemos. O status dominante, principalmente sob o ponto de vista das religiões não permite, sequer imaginarmos vida extraterrestre.
    A ciência por sua vez considera esta teoria absurda, entretanto não nos oferece explicações plausíveis para estes enigmas.
    Não existe discussão acadêmica séria sobre este tema. Faço um paralelo com a "descoberta" do Brasil por Cabral. Há muito sabe-se que os portugueses sabiam da existência do continente americano e ainda hoje escutamos isto nas escolas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Gilmar, nem foi Colombo quem "descobriu" a América. Porém, é interessante perceber que a capacidade do homem é grande desde seu desenvolvimento, vemos nessas heranças grandiosas deixadas por antigos e enquanto não há explicação exata, há especulações, teorias e principalmente: desperta a curiosidade.

    ResponderExcluir