quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Os Gigantes

As histórias sobre civilizações de gigantes existem em várias culturas da Terra. Fazem parte de mitologia nórdica, são citados na Bíblia e para os gregos, eram os filhos de Urano e Gaia. Nas escrituras sumérias (5.000 a.C.), podemos encontrar uma raça chamada Anunnaki, também referidos como gigantes. Como todos sabem, a aparência geral dos gigantes é de um humanoide de grande estatura, e por isso é atribuído a eles uma grande força e resistência.
Tiahuanaco
Eles não estão presente somente nas lendas e no imaginário humano, mas na literatura e no cinema podemos citar diversas referências; além disso, há pesquisadores que entendem que eles foram construtores de inúmeros monumentos em todo o mundo por utilizarem grandes e pesadas pedras ou rochas, que variam de 10 à mais de 150 toneladas que podem chegar a 7 metros! E que se certa forma, a tecnologia usada foi tanta que essas estruturas duram ate hoje. 
Stonehenge
No folclore escandinavo, encontramos os trolls, semelhantes aos ogros ou aos goblins (parecidos com os duendes), de aparência horrorenda e, segundo a literatura nórdica, com orelhas e nariz enormes. Geralmente são descritos como sujeitos não muito inteligentes, porém muito trabalhadores.
Como dito anteriormente, na mitologia grega os gigantes são filhos de Gaia, feitos para derrotar Zeus após ter aprisionado os titãs no Tártaro. Os próprios titãs são gigantes.
Os citados na Bíblia, seriam filhos de anjos com humanos. No livro do Gênesis 6:4 lê-se: "Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.". Em outras teorias, estes gigantes são chamados de nefilins, com "puros" (com mais de 3 metros) e os "híbridos" (com cerca de 3 metros). Numa tentativa de comprovar sua existência, também foram encontrados fósseis que demonstram a genética curiosa desses seres que tinham um total de 24 dedos. Além dos nefilins, em outra passagem encontramos o gigante Golias, derrotado e morto pelo célebre Davi.
O Titã Prometeu
O assunto é extenso sim, até porque os gigantes aparecem no imaginário datando aproximadamente 15 milhões a. C. e supostamente já encontraram indícios em escavações e túmulos, por exemplo; mas vamos falar do que vem ocorrendo atualmente. Quantas vezes vemos na TV documentários ou entrevistas com os "gigantes atuais"? Pessoas com estatura incomum ainda existem, o que pode ser chamado de gigantismo hipofisário, uma enfermidade causada pela alta taxa de hormônio do crescimento durante a idade do crescimento, fazendo os indivíduos com essa desordem alcançarem entre 2,30m a 2,75m.
Já o excesso desse hormônio em adultos é chamado acromegalia. A síndrome causa deformidades nas partes moles e nos ossos, deixando-os largos, não aumentando a altura. 
E você? Tem gigantes a sua volta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário