Segundo esta teoria nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas, que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra. A panspermia ganhou mais credibilidade quando se verificou a presença de substâncias orgânicas que vieram de outros lugares do espaço. Na década de 80, foi descoberto na Antártica um meteorito com um fóssil de uma bactéria que possivelmente veio de outro local do espaço.
Essa ideia tem origem nos pensamentos de Anaxágoras, mas a sua versão mais moderna foi proposta por Hermann von Helmholtz em 1879. A panspermia tanto poderá ser interestelar como interplanetária; nela, a hipótese da evolução da vida não foi rejeitada, porém é tratada de forma diferente. Há duas vertentes da teoria da panspermia:
- Nova panspermia: formulada por Freud Hoyle e Chandra Wickamasinghe, afirmavam que a matéria segue em constante formação. Ou seja, a vida na Terra teria surgido por meio dos núcleos dos cometas e que os vírus também surgiram do espaço.
- Panspermia dirigida: proposta pelos cientistas Francas Circo e Lesei Orle, afirma que seres de outras galáxias, dotados de uma inteligência relativamente superior à nossa, teriam colonizado a Terra e vários outros planetas também, deixando em casa uma dessas colônias, determinadas moléculas orgânicas e elementos como o molibdênio, elemento raro na Terra e de grande importância para o bom funcionamento das enzimas essenciais ao metabolismo dos seres vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário