segunda-feira, 22 de abril de 2013

O que são sonhos e por que sonhamos ?

Uma questão que circula sempre em nossas mentes é a do sonho, como podemos ver, ouvir e sentir algo que não é "real"? Qual a finalidade deles? Por que tem pessoas que mal sonham? Por que temos pesadelo? Eles tem relação com o que vivemos ou com o que pensamos? Neste post irei esclarecer todos os questionamentos que rondam esse tema.
Cientificamente, o sonho é uma experiência de imaginação enquanto estamos inconscientes durante o sono REM (Rapid Eye Movement, movimento rápido dos olhos), fase do sono onde ocorrem os sonhos mais vívidos enquanto os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar a de quando estamos acordados. Durante o sono REM os sonhos são pensamentos diversos que surgem aleatoriamente.
Porém, os sonhos tem significado também para a religião, que um dia o considerou como um acontecimento sobrenatural. Para quem crê no espiritismo, por exemplo, os sonhos além de retratarem nosso cotidiano pode ser uma forma de encontros espirituais, onde sonhamos com pessoas já falecidas.
Para quem já teve um sonho "realizado", a explicação é sim associada ao déjà vu , mais especificadamente ao déjà vécu. Já que sonhos são uma mistura simbólica de lembranças vividas no mundo exterior e sentidas e imaginadas no mundo interior (podem até serem influenciados por filmes, músicas, histórias, fotografias, etc), no déjà vécu temos a impressão que as informações contidas na situação que vivemos já aconteceram, mesmo que tenhamos esquecido de como foi o sonho. 
Ironicamente, os pesadelos são coisas da sua mente! Se você está preocupado, nervoso, estressado ou com pensamentos negativos as possibilidades de você ter um pesadelo são maiores, como se fosse um instinto para situações de perigo; do mesmo jeito que tua mãe te acorda na melhor parte do sonho. Pessoas que sofrem com medos patológicos como a Síndrome do Pânico e fobias, têm pesadelos quase todas as noites.
Já no caso dos cegos, tanto os que nascem ou que acabam ficando ao longo da vida, também têm sonhos. Neste último, a possibilidade de sonhar por meio de imagens se perde junto com a de se ver e dá espaço aos sonhos com outros sentidos como audição e tato.
Se termos aproximadamente 8 horas de sono, 20% a 25% é sono REM que correspondem de 1 a 2 horas de sonhos. E para quem achava que o tempo dos sonhos é mais ligeiro do que o de quando estamos acordados está enganado, pois pesquisas feitas por Stephen LaBerge comprovaram que O que demora 5 minutos em um sonho leva 5 minutos na realidade.
Então, em meio de tantas explicações, especulações e curiosidades, somente nós mesmos podemos interpretar o significado deles, dificilmente eles aparecem "completos", faltando sempre um final ou início então crie uma conexão entre os fatos acontecidos e seus pensamentos que fica muito mais fácil de entendê-los. No universo dos sonhos tudo pode acontecer e o controle está na sua mão mente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário