Quando lançam naves, satélites e seja lá o que for para o espaço, após realizar suas funções eles continuam em órbita. Todos estes detritos são chamados de lixo espacial. Eles são perigosos por botarem a vida de astronautas e também por poder prejudicar os satélites em funcionamento, pondo os mesmos na atmosfera e podendo acertar algo ou alguém.
Esses objetos são projetados para caso atingirem a atmosfera, irão se destruir, porém, alguns objetos conseguem passar pela atmosfera e podem cair em áreas habitadas, comprometendo a vida e saúde das pessoas.
Segundo dados divulgados pela NASA em 2008, há aproximadamente 17.000 destroços com mais de 10cm e cerca de 200.000 objetos com tamanho entre 1 e 10cm e milhões de partículas com menos de 1cm. Impressionante, não? Infelizmente não há tecnologia que possa remover esse lixo que está na órbita, mas já foram mostrados métodos para fazer uma faxina espacial.
Com tanto lixo, é capaz de estarmos no meio da rua andando e sermos atingidos por um tanque de combustível em cheio na cabeça, sempre olhem por onde andam, mas também cuida o que vem de cima de vocês, fica a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário