A Maçonaria é uma sociedade discreta, onde o objetivo é construir uma sociedade humana cultuando fraternidade, liberdade e igualdade. Ao contrário de que muitos pensam a maçonaria não é satânica; não é uma religião e não é contra nenhuma religião, porém, para ser aceito na maçonaria, o ingressado deve afirmar a crença em Deus; a Maçonaria não é um partido político, somente defende o amor à Pátria, o respeitos às leis e à Ordem.
Maçonaria não deixa de ser uma associação de homens livres que trabalham em um projeto que consiste em melhorar os homens e a sociedade aonde vivemos. É um sistema aonde se aprende a dominar as paixões, as ambições, os vícios, e o ódio que oprime o homem.
A Loja Maçônica é onde os maçons juntam-se para trabalhar nos seguintes graus simbólicos maçônicos: aprendiz (aprende a função de cada um na loja e sempre busca o desenvolvimento das virtudes, sabendo a aprender e a eliminação dos vícios); companheiro (o excepcional no conhecimento dos símbolos, além de avanços dos rituais e do desenvolvimento do caráter); mestre (nas lojas é o grau mais elevado que permite ao maçom ocupar qualquer dos graus, o mestre possui um vasto conhecimento sobre os objetivos maçônicos e sobre história).
Principais símbolos:
Esquadro e Compasso: o esquadro é o símbolo da retidão e da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçónica, pelo temor de Deus. O compasso é o símbolo do espírito, o círculo feito por ele representa as lojas. O esquadro e o compasso representam também a materialidade de um homem e sua espiritualidade.
Colunas maçônicas: são os limites do mundo criado, da vida e da morte, representa o elemento masculino e feminino.
A letra G: Geometria, Gnose, Gravitação, Geração, Gênio, Grandeza, Gimel. G é a sétima letra do alfabeto, sendo 7 considerado o número da perfeição, como em vários exemplos se destaca o que Deus fez o mundo em 7 dias, o 7 sempre é citado como o número divino.
Delta: triângulo luminoso que representa entre outros significados a força a expandir-se.
Avental: símbolo do serviço, tanto físico, como intelectual e moral.
Além desses símbolos, há muitos outros como o azeite, a acácia, o arco-íris, o aço, a alavanca, a ampulheta, a âncora, a balança, o boi, a colmeia, o coração, a cruz, a espiga, a esfinge, o ferro, o fogo, as lágrimas, o incenso, a foice, o machado, o olho, o pão, o pentagrama, o punhal, o sal e o vinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário