sábado, 15 de outubro de 2011

O Estranho Caso de Lina Medina

Lina Vanessa Medina nasceu no Peru em 27 de setembro de 1933 e ficou famosa por ter sido a mãe mais nova da história da medicina, com apenas 5 anos 7 meses e 17 dias. Além disso, Lina não revelou o nome do pai, criando uma imensa curiosidade de todos. Com o estranho aumento do tamanho do abdômen de Lina, seu pai o levou ao curandeiro local, que tratou o caso com base em superstições e assim, indicou que deviam levar Lina ao hospital. Seus pais pensaram que fosse um tumor, porém, no hospital foi comprovado que Lina estava grávida de 7 meses. 
Dr. Gerardo Lozada chegou a levar o pai de Lina a polícia acusando-o de incesto e estrupo, mas com falta de provas, Tiburcio Medina foi solto. Este médico a levou para Lima, capital do Peru, para que outros médicos a avaliem e afirmem sua gravidez. E assim não restou dúvidas -Lina realmente estava grávida-, e um mês e meio depois no dia 14 de maio de 1939 (que curiosamente, é o dia das mães no Peru), foi realizada uma cesariana pelo Dr. Lozada e pelo Dr. Busalleu, já que sua pélvis era muito pequena e a criança pesava 2,7kg. Mãe e filho permaneceram hospitalizados por 11 meses, brigando pelos brinquedos pois, eram duas crianças com apenas 5 anos de diferença.
Recebeu como homenagem o nome do médico que a acompanhou e seu filho, Gerardo foi criado acreditando que Lina era sua irmã, soube somente quando tinha 10 anos que Lina era sua mãe. Morreu em 1979 com 40 anos com uma rara doença na medula óssea. O mistério dessa história não é a precocidade de Lina mas sim a capacidade de uma menina ter a menarca com 8 meses, ter seios proeminentes desenvolvidos com 4 anos e com 5 anos apresentar alargamento pélvico e maturação óssea avançada, como reportado pelo Dr. Edmundo Escomel. E também, quem foi o pai? Isto está há décadas em segredo, dizem que foi um dos irmãos de Lina (eram 9 irmãos, somando meninas com meninos) que tinha problema mental, mas nada há certeza. Casou-se em 1972 e teve outro filho, só que aos 38 anos e atualmente vive em um bairro pobre em Lima, capital do Peru.


Nenhum comentário:

Postar um comentário