- O que é alma ? -, uma pergunta que forma tabus, nos deixa confusos e abre nossa mente para termos uma epifania pode ter resposta de diversos pontos de vista, tais como cientificamente, logicamente e principalmente religiosamente.
Quando eu era criança, levava o significado ao pé da letra, ou melhor, do seu significado: "animu", o que anima. Em uma palestra sobre religião, disseram que é na alma que nossos gostos e emoções são levados de vida em vida e que um corpo sem alma seria somente movido pela lógica e pela razão.
Estrutura dos microtúbulos e microfilamentos: os microtúbulos possuem em média 25 nm |
A ciência não desmente sobre a existência da alma - e até buscam respostas mais concretas -, enquanto a religião envolve divindades e suas crenças.Um estudo feito por Stuart Hameroff e Roger Penrose usa a mecânica quântica (estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica) para mostrar a existência da alma e a consciência. Esses cientistas dizem que elas são formadas por microtúbulos (estruturas protéicas que fazem parte do citoesqueleto nas células). E que nossa alma seria um pedaço do universo e quando morremos, ela simplesmente volta de onde veio: para o universo.Os estudiosos ainda explicam que quando morremos os microtúbulos perdem sua forma, mas não deixam de existir, afinal nenhum tipo de matéria por menor que seja simplesmente deixa de existir, por isso que seria algo como nossa alma voltando para o universo: “Se o paciente morre, é possível que esta informação quântica possa existir fora do corpo, talvez indefinidamente, como uma alma.”
Quem tem religião definida provavelmente tem sua opinião formada sobre esse assunto e adoraria vê-la nos comentários. Para ateus e agnósticos, apresento essa tese que não envolve nada de religião, esperando a compreensão e o entendimento de vocês nesse ponto de vista!
Agora para concluir o post, vou dar a minha própria opinião sobre alma: todos animais tem alma - incluindo os humanos -, é ela que define nossa personalidade e o nosso destino: "paraíso" ou "inferno". Quando a pessoa foi boa, equilibrada e consciente, digo que foi destinada ao paraíso, ou seja, viverá em paz no plano espiritual até ser "encaminhada" para dar ânimo a um corpo. Já alguém materialista, desumana e cruel, obviamente fica no inferno: presa conosco no plano material.
Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.
Teilhard de Chardin
Nenhum comentário:
Postar um comentário