quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Para refletir: Ateísmo

Eu não sou ateia nem agnóstica, só estou mostrando uma teoria sobre ateísmo!

Como todos devem saber, o ateu é quem não crê na existência de divindades e seres sobrenaturais. Desde séculos antes de Cristo já se via o ateísmo crescendo e a existência de deuses sendo questionada, mas o que pergunto agora é: - Por que o ateísmo predomina mais em países ricos do que em pobres?
As maiores incidências de ateus no mundo encontra-se em países desenvolvidos como Suécia, Dinamarca, Noruega, Japão e Alemanha, onde a educação é melhor e a vida é mais segura, assim, podemos fazer uma breve relação entre ateísmo e educação. Por terem as melhores certezas para viver, os países desenvolvidos não apelam tanto para a religião como os subdesenvolvidos, que buscam na religião uma forma de controlar e solucionar seus problemas.
Ao fazer uma pesquisa no colégio perguntando - Para que serve a religião ? - me deparei com respostas quase que universais: Ajudar os necessitados e nos confortar diante de problemas, porém, a ajuda vem de nós mesmos. Religiosos rezam e fazem o que lhe pedem para ter solução aos seus problemas mas, não percebem que eles mesmos encontram a solução sozinhos, o que a religião faz é dar incentivo ou não.
Amor, generosidade, bondade, caridade e outros diversos bens que podem ser comuns não pertencem somente aos religiosos pois a religião apenas ensina a praticá-los, porque todos nós temos essas qualidades, mas nem todos a utilizam. É uma pena que a religião venha perdendo seu significado e hoje é vista como uma "empresa", formando uma nova guerra, religiosos x ateus religiosos. 
- Mas como é isso? Ateus religiosos? - Isso mesmo, todos sabemos que tem muitos ateus que ficam procurando motivos para culpar e ridicularizar os religiosos e  no outro lado, religiosos que não dão chance dos ateus se expressarem. 
Meu professor de história me falou - Bastava dizer amém que todos jogavam-se aos seus pés - e olha que de centenas de anos atrás para hoje não mudou muita coisa, religiosos mais antigos sendo enganados enquanto as novas gerações possuem um senso crítico afiado.
Concluindo para vocês refletirem, você acha mais provável que quanto mais inteligente a pessoa é, mais se questiona sobre a existência de seres superiores, assim mais deixará de ir à igreja e por fim abandonará sua fé ou é ao contrário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário