quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como surgiu o Dia do Trabalho?

Quem pensa que o único motivo para o dia de hoje ter sido escolhido para celebrar o Dia do Trabalhor foi em memória de São José Operário está enganado. O principal motivo foi a luta dos trabalhadores na chamada Revolta de Haymarket, acontecida no dia 4 de maio de 1886 em Chicago.
Os acontecimentos iniciaram-se em 1º de maio de 1886, quando milhares de trabalhadores participaram de um manifesto nas ruas com a finalidade de diminuir a jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias; assim iniciou-se uma greve geral nos Estados Unidos. Com tanto tumulto, muitas pessoas foram pisoteadas, feridas e até mesmo presas, mas o destaque se deu para quem foi morto. 
No dia 3 de maio houve a morte de alguns manifestantes, enquanto no dia 4 durante uma nova manifestação organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores houve o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que matou 1 agente e feriu outros 7 que morreram mais tarde. Então a polícia abriu fogo contra a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. 
Oito militantes anarquistas que organizaram a manifestação foram presos incriminados pelo acontecimento, mesmo sem evidências que foram eles que lançaram a bomba. Uma grande campanha foi organizada para salvar os chamados mártires de Chicago. O destino para alguns deles não foi o melhor: quatro deles foram executados, um cometeu suicídio antes do enforcamento, e os outros três receberam sentenças de prisão que foram revogadas em 1893, quando o governador concluiu que todos os oito acusados eram inocentes.
Enfim, três anos mais tarde no dia 20 de junho de 1889 em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu que em memória dos mártires de Chicago e em homenagem à luta dos trabalhadores por seus direitos o dia 1º de Maio seria instituído como Dia Internacional dos Trabalhadores.

Mais algumas curiosidades sobre o Dia do Trabalho no Brasil: 

  • Em 1º de Maio de 1940, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o Salário Mínimo para suprir as necessidades básicas de uma família, como moradia, alimentação, vestuário, saúde e educação.
  • Em 1º de Maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Monumento aos Mártires de Chicago: "Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam"

Nenhum comentário:

Postar um comentário