domingo, 14 de julho de 2013

Germanenorden e Thule

Fundada na Alemanha em 1912, a sociedade secreta Germanenorden tinha como membros vários ocultistas alemães que deviam comprovar ter sangue ariano "puro" e jurar manter a pureza por meio do matrimônio. 
Um dos seus traços fundamentais era o antissemitismo e as ideologias nacionalistas sobre a superioridade da raça nórdica. 
Defensora da superioridade da "raça" ariana, a sociedade agia de forma clandestina e tinha uma organização fraternal e hierárquica. Entre seus rituais estada a celebração do solstício de verão, uma festividade associada ao paganismo - característica que seria, aliás, incorporada pelos nazistas alemães, além do seu símbolo, a suástica.
Já a Sociedade Thule, tinha ideologias e símbolos similares, além de estarem associadas intimamente. Foi fundada no dia 17 de agosto de 1918 pelo maçom Rudolf von Sebottendorf após receber a autorização de Hermann Pohl, um dos fundadores da Germanenorden, em Munique.
Seu nome é referência a uma lenda nórdica que evocava uma terra mítica próxima da Groenlândia. Lá teria vivido uma civilização superior, a origem da raça ariana. Como a Germanenorden, era profundamente nacionalista.
Diz-se que a Sociedade Thule originou o Deutsche Arbeiter Partei, o Partido Alemão dos Trabalhadores (DAP), ao qual Adolf Hitler juntou-se em 1919 e que posteriormente teve seu nome mudado, por Hitler, para Partido Nacional Socialista (NSDAP), em 1920, de onde se originou o termo nazi ou nazista, mas, existem fortes argumentos de que outros líderes da NSDAP tenham sido imensamente inspirados pelos ideais culturais e esotéricos defendidos e discutidos na sociedade, apesar do nome de Hitler não constar como participante da Thule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário