sábado, 16 de fevereiro de 2013

Abiogênese


Como o nome sugere, a abiogênese é a teoria oposta da biogênese, onde se designa de modo geral a origem da vida a partir de matéria não viva. O criador desta teoria foi Aristóteles há mais de 2 mil anos, ele afirmava que: a vida surge espontaneamente de uma matéria bruta e não-viva e que era possuidora de um "princípio ativo" ou "força vital", que não era considerado substância, mas sim uma capacidade de fazer determinada coisa.
Baseando-se no conceito deste princípio ativo, Aristóteles explicou porque um ovo fecundado podia se transformar num ser vivo. A teoria da geração espontânea ficou mais enriquecida com o apoio de outros cientistas, tais como Wiliiam Harvey, célebre por seus trabalhos sobre circulação sanguínea, René Descartes e Isaac Newton.
A geração espontânea permaneceu como ideia principal do surgimento das espécies devido à influência que as crenças religiosas incutiam no civilização ocidental, principalmente. Assim, a geração espontânea tornou-se uma ideia chave para a teoria do criacionismo então, com a queda da abiogênese, os únicos a seguirem esta teoria, praticamente, são os crentes religiosos.

Biogênese 1 x 0 Abiogênese

Após um experimento feito por Francesco Redi, a teoria contrária da biogênese, abiogênese, caiu, abrindo caminho para a biogênese destacar-se. Sua experiência consistiu em por pedaços de carne em fracos, alguns lacrados, uns com gaze sobre o gargalo e outros abertos. Os abertos atraíram moscas, que depositaram seus ovos e deram origem às larvas e com os gazes acontecia o mesmo, assim, contradisse os conceitos da época, que as larvas se formavam naturalmente a partir da carne apodrecida, e sim, dos ovos postos pelas moscas, um ser vivo surgido a partir de outro ser vivo.
Louis Pasteur fez outra experiência a fim de comprovar a biogênese, por meio de balões de vidro com gargalo pescoço de cisne onde ferveu um caldo nutritivo a uma temperatura de estado estéril, sem ausência de microorganismos. Após quebrar o gargalo de um dos vidros, o ar com microorganismos entrou em contato com o caldo e encontraram condições adequadas para seu desenvolvimento e proliferaram. A partir destas experiências a biogênese foi aceita universalmente pelos cientistas.

2 comentários:

  1. primeiro que depois desse experimento abiogênese não caiu, pois no experimento de Redi, ele impediu a passagem de ar, que para a teoria era crucial para que surgisse um novo ser vivo.
    Depois de Redi veio outros cientistas, e foi Pasteur que derrubou
    abiogênese

    ResponderExcluir
  2. Foi derrubada por redi mas após a invenção do microscópio a abiogenese voltou

    ResponderExcluir